Grande parte dos artistas que admiramos já morreram ou estão morrendo. Como um dos objetivos do RoodBoss é manter viva a cultura jamaicana, o projeto ampliou sua atuação em 2011 trazendo cultuados nomes da velha guarda da ilha para tocar ao vivo em Belo Horizonte. Já passaram pora aqui Jackie Bernard, lead singer do trio vocal Kingstonians, e o seletor Dexter Campbell (The Ska Professor), detentor da maior coleção de discos do gênero.
KING STITT {THE UGLY ONE}
No dia 8 de outubro, o mais velho deejay jamaicano ainda vivo se apresenta no Mercado das Borboletas. Na Jamaica o deejay é aquele que usa o microfone pra falar por cima das músicas, conferindo às mesmas uma assinatura. Atuando no Sir Coxsone Dowbeat, foi um dos pioneiros na cultura sound system e é ícone da origem da música jamaicana. Juntamente com outros da época fundaram um estilo altamente influente mundo afora.
King Stitt nasceu com uma deformação facial, mas reverteu isso apelidando a si mesmo de “The Ugly One” (o feio) em referência ao filme do italiano Sergio Leone “The Good, The Bad and The Ugly”, um clássico do velho oeste.
Teve suas primeiras gravações lançadas por Clancy Eccles e na sequência seu material foi registrado pelo lendário produtor Coxsone Dodd sob o famoso label Studio One. Sua feiura aliada aos fabulosos ritmos construidos em sua música fizeram com que ele fosse coroado o rei dos deejays. Muito de seu repertório foi gravado ao vivo com os músicos do “The Dynamites.” Entre suas gravações mais famosas estão “Dance Beat”, “Vigorton Two”, “Herbsman Shuffle”, “Lee Van Cleef” e “Fire Corner”.
O show promete ser um momento inesquecível com o melhor da história da música jamaicana. Uma oportunidade única para ouvir e reviver um encontro com um verdadeiro rei.
Especial King Stitt (história, fotos, vídeos, áudio, curiosidades)
http://roodboss.com/tagged/king_stitt
http://roodboss.com/tagged/king_stitt
Fonte: Mercado das Borboletas
Nenhum comentário:
Postar um comentário